A Secretaria Executiva do Programa Mananciais, em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e a ONG Formigas-de-Embaúba, firmou o Acordo de Cooperação nº 6014.2024/0005769-9 para implementar o Projeto das Miniflorestas, voltado especialmente ao público infantil. A iniciativa propõe ações de educação ambiental com foco no plantio e cuidado de pequenas áreas florestadas em regiões administradas pelo Programa Mananciais.
Cabe à SVMA a coordenação das atividades dentro dos Parques Municipais implantados nas margens das represas Guarapiranga e Billings, promovendo o engajamento de crianças por meio de práticas sustentáveis e vivências ambientais.
A proposta é transformar espaços urbanos com novas áreas verdes, por meio de ações pedagógicas que despertem, desde cedo, a consciência ecológica e o compromisso com a regeneração dos ecossistemas e o combate às mudanças climáticas. O trabalho teve início com visitas técnicas a áreas contempladas pelo programa. Na região da represa Billings, foram visitados locais como Cantinho do Céu, Pabreu e Jardim Apurá. Já na represa Guarapiranga, as visitas ocorreram nas comunidades Jardim Ângela, Vila do Sol, Vila Nordestina e Chácara Flórida.
As próximas etapas incluem reuniões técnicas para definir quais áreas serão prioritárias para o início dos plantios das miniflorestas.
Além de contribuírem para o meio ambiente, essas pequenas florestas têm forte valor educativo: ao interagir com o solo, as plantas e pequenos animais, as crianças desenvolvem um vínculo afetivo com a natureza. Esse contato direto incentiva hábitos mais conscientes e sustentáveis, fundamentais para a construção de um futuro ambientalmente equilibrado.